Novo Blog

Novo endereço

https://blog.nilo.pro.br

sábado, 26 de janeiro de 2013

Múltiplos monitores com o Remote Desktop

Leia no novo blog

Depois de usar dois ou mais monitores para programar é difícil querer usar apenas um. O Remote Desktop da Microsoft suporta vários monitores, mas normalmente só funciona bem quando a máquina remota e a local possuem 2 monitores.

No trabalho, eu uso um computador com 2 monitores Full HD e um notebook com a resolução de tablet :-D O que torna impossível usar o notebook para programar. Eu normalmente abro uma sessão do Remote Desktop pela manhã e só a fecho na hora de ir embora... muitas vezes não uso nem o teclado do notebook durante o dia, ele se transforma em um disco e CPU remotos !

O  problema é que a máquina local possui 2 monitores e a máquina remota apenas 1. O Remote Desktop usa a resolução máxima de apenas um dos monitores da máquina local, o que deixa um monitor sobrando. Embora o notebook tenha uma tela de baixa resolução, o processador e a memória são muito bons, logo ele é minha máquina de desenvolvimento padrão (Core i7, 8GB). Nada como abrir o Visual Studio 2012 pela manhã e vários outros programas ao lado dele, cada um na sua própria tela.

Para usar o Remote Desktop com os dois monitores locais, é preciso adicionar um parâmetro na linha de comando: /span

Para não esquecer, é melhor mesmo criar um atalho, já com este parâmetro.

mstsc.exe /span

O resultado é um monitor remoto com a resolução total dos dois monitores locais, no meu caso: 2 x 1980 = 3960 pontos ! Funciona também se os dois monitores locais tiverem resolução diferente, mas a quantidade de linhas será a menor entre os dois. No meu caso, acabei com uma tela remota de 3960 x 1080 pontos.

Seria tudo perfeito se algumas operações do Windows não incomodassem. O monitor super largo, estendendo-se por dois monitores físicos, continua sendo um e apenas um grande monitor para a máquina remota. Logo, se maximizarmos uma janela, esta ocupará os dois monitores locais! Isso pode ser resolvido com as áreas de redimensionamento do Windows 7. Para "maximizar" uma janela em apenas um dos monitores, basta arrastar a janela até o canto esquerdo ou direito (mouse todo à esquerda ou à direita, mas na metade da altura da tela). A tela muda de cor, algo como um azul escuro transparente no meu tema. Quando esta troca de cor aparecer, basta soltar o botão e a janela que você estava arrastando muda de tamanho para ocupar a área azul. O resultado é uma janela que ocupa toda a área de um dos monitores.

Um resultado colateral é que a barra de tarefas do Windows passa a ocupar os dois monitores, desta forma, eu tenho o botão de start no monitor da esquerda e o relógio no da direita!

Fica a fica para os fanáticos com 2 monitores!