Três dias depois da troca ainda estou me recuperando. Os atalhos de teclado me atrapalham, mas alguns já começam a ajudar nas tarefas do dia a dia. Antes um pouco de história:
Para me vingar do meu Windows, instalei o Ubuntu 8.04 com o Wubi... que instala o Ubuntu na partição NTFS. O mais engraçado foi ler Ubuntu abaixo de Microsoft Windows no próprio utilitário de boot da Microsoft, impagável. Mas o bicho não gosta do meu PC, ou meu PC não gosta de sistema operacional algum. A impressora parou de funcionar no Windows, depois que eu instalei a câmera de vídeo... não consigo reinstalar nem com reza. O scanner foi junto, maldito driver integrado. Infelizmente tenho vários programas registrados no Windows, melhor deixar como está e instalar a impressora em outro micro. O jeito é acreditar no Wubi e seguir com a instalação.
Em vingança, o Ubuntu e desde o antigo Gentoo da minha máquina resolveram combinar de não funcionar com a minha placa de vídeo. Até funciona, mas trava. Engraçado que o XP na mesma máquina não imprime mais, mas não me lembro da última vez que ele travou. Descobri que ter um AMD 64x2 com placa de vídeo da ATI é querer ter problemas com o Linux e com o X. O Ubuntu até que tenta, instala tudo. Reconheceu até a impressora que não funcionava no Windows... até o scanner funcionou depois do driver!!! Mas o micro continua travando. Milhares de forum posts depois meu Linux continua instável... (noapic, nolapic, irqpool e acpi=force já foram tentados em diversas combinações). Duro é explicar pra minha filha que o Linux trava e o XP não...
De volta ao Mac, continuo brigando com o cmd e a tecla control. Esse negócio de janela highlander, que não morre ao fechar está me deixando nervoso. Home e End também deixam saudades... cmd + <- e cmd + -> !!!! claro que continuo apertando as teclas no mesmo lugar que só atrapalham... logo depois de tentar ctrl + <- e ctrl + ->.
Mas nem tudo é ruim... ligo pro meu Guru Mac de plantão, no caso meu melhor amigo que mora em outro fuso horário... só 6 horas de diferença :-) Tempo suficiente para ser derrubado pelo Mac... raios, não consigo criar zips... Skype attack e voilà! Descubro que um menu do Finder faz o serviço... mas ativa-se este menu com o botão direito do mouse. Precisa dizer que o mouse não tem botão e que a bolinha também roda pros lados? Ok, batalha com o mouse... parece que nunca usei micro na vida :-)
Recebi uma lista de softwares do meu amigo-Mac-Guru para SCP, torrent (legais, claro) e melhorias do sistema. Agora tenho painéis que dizem tudo sobre a máquina... parece até o painel de controle de uma nave espacial. Para testar o torrent, baixei o "Cult of Mac" e acreditem, o seed foi feito pela própria editora No Starch Press (link). Pior que o link vai pro Pirate Bay... maldito Safari, trouxe o Pirate Bay em holandês... Zoek Torrents? Download deze torrent !!! Agora estou me sentindo realmente um velho, tendo problemas com o micro novo e vendo uma editora distribuir um livro via torrent e no Pirate Bay! Tomara que dê certo, pois no fim acabo comprando a versão impressa mesmo, ler no micro ainda é muito difícil pra mim. Abro o PDF e detesto o livro, salvei alguns euros com esse download.
E a saga continua... o tutorial da Apple manda eu copiar minhas músicas da biblioteca iTunes do Windows para meu Mac, claro usando um iPod. O problema é que eu não tenho iPod! Google neles e acho um tutorial exportando a biblioteca e editando o xml desta... ah deve ser a parte Unix da experiência :-)
10 x 0 pro iMac... e eu começo a procurar o til no teclado... descubro que não tem. Para aumentar a dificuldade comprei um teclado belga, pois estou acostumado agora com esse troço AZERTY. O til é alt + n ... depois você digita espaço pro til ou "a" ou "o" para ã ou õ. Até aí tudo bem. Mas descubro logo que não tenho acesso aos agudos do português... é e ç são fáceis, mas á é o desafio supremo, não tem mesmo... lembro dos primeiros dias de Windows... copiando caracteres do mapa de caracteres... Achei um editor de teclado e fiz um mapa belgo-brasileiro... agora sim. O Safari não gostou do novo teclado, mas agora está funcionando muito bem.
Depois de 3 dias de cruzada... acho que foi o melhor dinheiro que já gastei com computador. Muito bom mesmo. O choque da mudança é inevitável, mas compensa. Tio Jobs trabalha muito bem e faz máquinas melhores ainda.