sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Mouse morto no Ubuntu

Esse é para registrar e poupar o Google :-)

Quando instalei o Linux na minha máquina de casa, o primeiro problema que tive foi o mouse parar de funcionar de tempos em tempos. Embora o resto do computador continuasse funcionando, o X morria. Depois de muito navegar e pesquisar, descobri ser um problema no chipset nvidia 4, que a minha placa mãe utiliza. Ainda que plausível, este problema não causa qualquer problema no Windows XP. Isso me levou a vergonhosa tarefa de explicar às crianças que o Linux travava. Minha filha do meio perguntou porque usávamos o Linux, já que Windows XP não travava !

Com o Ubuntu 8.10, renovei minhas esperanças, mas o bug continua lá. O problema congela o mouse e depois o teclado, se este estiver ligado a porta USB. Comprei um teclado PS/2 (argh!) e tentei comprar um mouse também PS/2, mas para o outro micro :-) Descobri que o adaptador não funcionava e acabei usando como USB mesmo. Restou então utilizar bruxaria:

Script: ressuscita-mouse.sh
#!/bin/sh
modprobe -r usbhci
modprobe usbhci

Usando o xbindkeys e o xbindkeys-conf (ambos podem ser instalados usando apt-get), configurei ALT+M para executar o script acima. Como precisa ter poderes de root para executar o modprobe, criei o atalho usando o gksudo ressussita-mouse.sh
Funciona bem se você ainda tiver teclado :-) Como liguei meu teclado a porta PS/2, ele não é mais afetado pelo problema. Se seu teclado for USB, a solução é fazer um ssh para máquina e executar o script na mão.

Claro que eu reportei esse bug há bastante tempo, mas acho que o pessoal não liga muito para ele, ou ele é realmente difícil de resolver: Link pro bug. De qualquer forma, fica o registro dessa solução quebra-galho aqui.

Nenhum comentário: