sábado, 21 de janeiro de 2017

Migrando o servidor de chat para Python 3.6

Na época do lançamento do Python 3.4, eu estava tão contente com a integração do Asyncio que escrevi um servidor de chat aqui. O tempo passou e novas versões do Python foram lançadas. Resolvi então migrar o servidor para Python 3.6.

Uma das grandes mudanças que ocorreram no Python 3.5, foi o suporte a async e await para substituir @asyncio.corroutine e yield from respectivamente. Esta pequena mudança por si só já facilita em muito a leitura do código, que ficou mais leve. Mas uma das principais mudanças do Python 3.6 são as f-strings que facilitam a formação de mensagens.

Primeiro, vamos preparar o ambiente. É preciso instalar o Python 3.6. Se você utiliza Windows, basta baixar o pacote no site da Python.org.

Ubuntu 16.10

Se você utiliza Ubuntu 16.10, ainda precisa baixar os fontes e compilar... mas seguindo a recomendação de amigos do Telegram, resolvi experimentar com o pyenv!

Para instalar no Ubuntu, baixe o install_python360.sh e rode com:
bash install_python360.sh


Como alguns pacotes precisam ser instalados no Ubuntu, ele vai usar sudo. Esteja pronto para digitar a senha. No meu caso, como uso docker (docker run -rm -t -i ubuntu:16.10 /bin/bash), rodei o script como root. Se você instalar no seu usuário, ele vai chamar o sudo quando necessário. Eu gravei um pequeno vídeo do que aconteceu na minha instalação:


Windows

Depois de instalar o Python 3.6.0, instale o websockets com pip3 install websockets

Outros sistemas

Instale o Python 3.6.0 e o módulo websockets.

O novo servidor


Mudando @asyncio.coroutine para async def, o código já fica mais claro. Em uma segunda passagem, eu substitui os yield from por await. Como estamos usando Python 3.6, não custa adaptar as strings para f-strings. E para terminar a migração, configurei o log para que o código não fique cheio de prints! Ficou assim:

Antes de executar, temos que preparar um certificado SSL (no Linux).

openssl req -x509 -newkey rsa:4096 -keyout key.pem -out cert.pem -days 365 -nodes


O cliente


Hoje não tem como escapar do Javascript. Fiz poucas alterações no código, a maior delas foi simplesmente cosmética e agora o texto rola para baixo automaticamente quando novas mensagens chegam.


Rodando


Imaginando que você esteja no mesmo diretório dos arquivos deste post, vamos criar um servidor web simples com python, claro:
python -m SimpleHTTPServer 8080


Deixe rodando e abra um outro terminal. Vamos executar nosso servidor:
python server.py


E finalmente, abra o browser usando localhost ou seu ip:
http://localhost:8080/cliente.html

Observação: como utilizamos um certificado auto-assinado, precisamos dar permissão ao browser de abrir a página. Como o websocket apenas usa SSL, abra uma outra janela no browser, mas na porta 8765:
https://localhost:8765

Siga o procedimento de seu browser para abriar a página. Normalmente você deve clicar em um botão dizendo que quer continuar acessando a página. Se tudo der certo, você receberá a mensagem: Invalid request. Feche a janela e recarrege o cliente em:
http://localhost:8080/cliente.html

Ele agora deve ter conectado normalmente. Abra outra janela no mesmo endereço.
Digite:
/nome X

e depois envie uma mensagem. Ela deve aparecer na outra janela. Você deve digitar /nome Nome antes de enviar mensagens. Teste com vários clientes, modifique e divirta-se.







Nenhum comentário: