domingo, 17 de maio de 2009

Windows 7 com BootCamp

Querendo jogar no Mac, acabei baixando o Windows 7 RC da Microsoft. A dúvida era se podia instalar com o BootCamp, fiquei sabendo que podia aqui.

As coisas mais importantes a fazer antes de começar são:
  1. Achar os discos de instalação do Mac OS X
  2. Fazer um back-up do sistema
  3. Imprimir as instruções do BootCamp
Os discos do Mac OS X são necessários para a instalação dos drivers. Backup sempre é bom e o Time Machine ajuda. As instruções do BootCamp tem umas 20 páginas, mas dá para imprimir 4 páginas por folha e salvar algumas árvores.

Feito isso, é só seguir as instruções. No meu caso, tudo correu bem, mas alguns momentos de fé foram necessários. Depois de copiar os arquivos, o Windows resolve dar o boot pela primeira vez. Eu recebi uma mensagem para dar o boot pelo CD, mas basta ignorar que o Windows do HD é iniciado.
Depois disso, ele pede para se atualizar e reinicia uma segunda vez.
O Wifi e a rede voltaram funcionando sem problemas, mas o micro estava sem som.
Os drivers do bootcamp ficam no disco 1 do Mac OS X. Execute o setup.exe.

Eu tive uma mensagem de erro nesse ponto, o erro 2229. Se isso acontecer com você, copie o disco 1 para uma pasta do Windows. Baixe um programa chamado orca.
Ele é um editor de arquivo .msi. O erro 2229 acontece porque o instalador recusa a versão do Windows 7. Depois de instalar o orca, abra o bootcamp.msi que você copiou do CD original do Mac OS X. Ele vai exibir uma lista a direita com várias opções, escolha "Launch Condition Table" e com o botão direito "Drop table". Grave o bootcamp.msi e execute o setup.exe que você copiou do CD. Agora o bootcamp deve instalar sem problemas, salvo os avisos do Windows 7 sobre incompatibilidade, etc.

Tudo funciona bem depois do bootcamp instalado, mas com alguns probleminhas. Eu consegui ter som e até fazer a câmera funcionar. O microfone funciona, embora não apareça no Skype por exemplo. Os drivers novos da placa de vídeo você consegue rodando o Windows Update pelo IE8. Até consegui jogar com essa nova instalação. Fora isso, até os overlays de volume, brilho e a tecla eject funcionam bem. O alt gráfico no meu maravilhoso teclado belga não funciona, mas as outras teclas sim.

Vale lembrar que o Windows 7 RC só funciona até março de 2010. Como só usarei para testar e jogar, não tem problema. Depois você pode instalar o Windows 7 que comprar ou simplesmente deletar a partição usando também o bootcamp.

No site da Apple, está disponível o bootcamp 2.1 (BCUpdateVista32), mas esse eu não consegui fazer funcionar.

Para registro, instalei usando o Mac OS 10.5.7. Ao dar o boot, pressiona alt para escolher entrar no Mac OS ou no Windows 7. Abrindo as preferências do sistema, discos de inicialização você pode configurar qual dos dois sistemas será o padrão.

Update: para instalar o bootcamp 2.1, siga as instruçoes desse post aqui. Basta abrir o regedit, achar o bootcamp services no registry e mudar Language para 0x409 ! Mais detalhes no post.


8 comentários:

Gavinho disse...

Agora estou de Mac, e infelizmente vou ter que usar o Windows por causa do MS-Office. Vou experimentar o BootCamp com o Windows 7, pois antes do Mac eu já estava testando o Windows 7 e tá muito melhor que o Vista. Talvez até que o XP.
Vamos ver no que vai dar.

Gavinho disse...

Segui os passos e funcionamento tranquilamente. Também tive o problema na instalação do BootCamp no Windows, mas resolveu com as dicas.

No meu caso, ao abrir o .msi no orca o nome da opção é "LaunchCondition". O bootcamp.msi fica em \Bootcamp\Drivers\Apple

Anônimo disse...

Excelente dica. Funcionou perfeitamente depois do "truque" do Orca... Obrigado!

claudio disse...

Melhor post ja exposto sobre como instalar o bootcamp no win7 vou postar o link do teu blog nos outros sites onde tentei resolver meu problema.

Instalei o windows 7 ultimate no meu macbook, e tentei de todas as formas intalar o bootcamp conseguir instalar os drive de som, o trackpad e o bluetooh, forçando a instalaçao utilizando a versao anterior (win vista). no entanto, a webcam funcoes do telcado e tudo mais nao funcionavam, li em outro site algo sobre modificar o arquivo .msi pelo bloco de notas, mas nao deu certo, passei um bom tempo fazendo uma modificaçao que nao resultou em nada. Com este prog ORCA e a modificaçao correta feita no arquivo bootcamp.msi a instalaçao foi perfeita. so uma obs: antes de instalar o setup.exe da pasta copiada do cd original feche o programa ORCA ou um erro irar surgi, nao se desespere, é so fechar o prog ORCA e continuar a instalaçao. Muito obrigado e vou divulgar o blog.

Victor Martins disse...

Acabei de ter o erro 2229!
Felizmente encontrei uma soluçao muito facil.

Basta trocar a regiao do sistema temporariamente para ingles! lol
vejam aqui:
http://snajd-it.blogspot.com/2009/03/error-2229-when-installing-bootcamp-on.html

Nilo Menezes disse...

Show de dica. Eu não testei, mas é uma coisa a se fazer antes de tentar a solução do post. Se alguém testar com o Windows 7 64 bits, favor registrar aqui com o número da versão do bootcamp.

Serginho disse...

Perfeitíssimo o macete! Funciona... bastou fazer a troca para Inglês-EUA, e tudo funcionou.
Dez, cara. Dez !!!
Dicas como essas, valem ouro, para quem lida com manutenção e suporte, como eu.
Parabéns !! Grato pela grande ajuda.

Serginho disse...

Simplesmente, perfeito !!
A dica funciona com precisão, sem dificuldade alguma, sem "tropeço" ou imprevisto algum.
Parabéns! Dicas como essa, valem ouro para quem lida com suporte, helpdesk e manutenção, como eu.
Grande abraço, Victor Martins! Compartilhar conhecimento, é algo digno de poucos.