domingo, 14 de junho de 2009

Computador Cebola

Um computador cebola é um notebook de trabalho que você tem há vários anos e que ainda não conseguiu trocar :-) Só de olhar, já dá vontade de chorar, como cebolas.

Toda empresa grande ou pequena tem um sacerdote dos micros ou responsável por TI. Normalmente o cara tem trabalho até a próxima geração e foge de novidades como o diabo da cruz... nada deve mudar. Os mesmos caras que condenaram sua empresa a usar o Windows 2000, porque o Windows XP não presta, Vista é heresia !

A fé torta desses caras é tamanha quando você vê que eles usam Mac Book Pros... mas que formataram o bicho e tiraram o melhor da máquina, o Mac OS X, para instalar qualquer outra coisa. Dá para imaginar um Mac Book Pro com Ubuntu ? Digo, só com Ubuntu ? É como comprar uma Ferrari para ir a feira.

Outra arma do pessoal de TI são os sistemas internos. Quer um HD novo ? Abra um ticket to sistema XYZ... Quando você tem sorte, o sistema deles é integrado com outros da empresa, se der azar, vai ter que se cadastrar :-)

Se você enjoar de falar com o sacerdote de plantão, um jeito de se livrar deles é perguntar sobre backups. Se o cara for de TI mesmo, vai desaparecer em menos de 5s, claro dizendo que é você quem deve fazer os backups... naqueles discos compartilhados de rede com 1GB para tudo que você tem :-)

Mas, o mais legal mesmo é quando você tem que escrever um relatório dizendo que o Cebola está lento. Eu recebi o meu com 1GB de RAM, mas consegui fazer o upgrade para 2 GB (30€!). Falta o HD encantado (320GB - 40€), pois o HD do Cebola é muito lento e pequeno (100GB). Claro que um cebola desses não é tão ruim, mas experimente rodar o Visual C++ 2005 em uma máquina virtual (Virtual PC) com 512 MB de RAM ou ressucitar o NetBeans das profundesas do HD. Rodar, roda, tudo funciona. Agora se o mais caro nessa história toda é o tempo do desenvolvedor, por que não ter máquinas melhores ? Vejo um Mac Book Pro no fim do tunel...

Outro fator é o stress de chegar de manha e acordar o Cebola. Eu tenho um ritual de chegar e dar o boot, correr para fazer café (é... aqui você faz tudo mesmo) e depois voltar para fazer o login, beber mais café, abrir o Firefox e o Thunderbird... mas aí já não tem mais copo grande o suficiente para tanto café. Acho que o coitado do Cebola leva uns 5 minutos para fazer tudo isso! E o Cebola é temperamental. Se você importuná-lo durante esse ritual matinal, o tempo pode dobrar. Se quiser deixar o Cebola realmente contrariado, deixe o Skype inicializar automaticamente... aí sim, o dia foi pro saco.

Uma coisa boa do Cebola é que o pior é logo pela manhã, depois disso é uma máquina aceitavél e confiável. Acho que problema é o HD cansado do bicho mesmo e o cretino do Windows XP que não sabe acessar o disco. O Cebolinha, irmão mais velho do Cebola, roda Linux. Com 1GB de RAM não tenho problema e olha que deixo o Tomcat rodando! Falar nisso eu instalei o Windows 7 no meu Mac, mas deixei o Mac OS X :-) Até agora tudo bem. Fico sem saber se realmente a diferença é o hardware bom ou se a Microsoft esqueceu de deixar o Windows 7 lento, mas isso eles devem corrigir nos primeiros service packs :-D





Nenhum comentário: